:: Artigos

Dicas para uma boa noite de sono
Dra. Virna Teixeira

1. Manter um padrão regular de horário de sono e vigília sete dias por semana.

2. Evitar cochilos durante o dia.

3. Exercícios físicos podem melhorar o sono. No entanto devem ser realizados pela manhã ou à tarde (exceto exercícios leves, como ioga).

4. Evitar refeições pesadas no período noturno.

5. Evitar consumo de estimulantes (ex.: bebidas que contém cafeína) após a tarde.

6. Evitar nicotina e consumo de bebidas alcoólicas pelo menos 4 horas antes de dormir.

7. Associar a cama com sono. Deitar somente quando estiver com sono. Evitar usar a cama para assistir TV, ouvir rádio ou ler.

8. Manter um ambiente tranqüilo e a temperatura do quarto agradável e relaxante.

9. Não tentar resolver problemas mentalmente antes de dormir.

10. Desenvolver um ritual para dormir: p.e.x., banho quente 1 hora antes de ir para a cama, tomar um copo de leite, ouvir música suave antes de deitar.

11. Se não conseguir dormir 20-30 min após deitar, saia da cama e faça alguma atividade relaxante em ambiente de pouca luminosidade. Retorne para a cama quando estiver sonolento.

11. Use a luz do sol para regular o relógio biológico.

 

voltar